Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41164

Comparte esta pagina

Título : Os significados de fração em livros didáticos de matemática: uma análise com base nos parâmetros curriculares nacionais.
Autor : BEZERRA, José Geraldo de Lima
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Frações; Livros didáticos; Currículos
Fecha de publicación : 14-ago-2017
Citación : BEZERRA, José Geraldo de Lima. Os significados de fração em livros didáticos de matemática: uma análise com base nos parâmetros curriculares nacionais. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : O objetivo deste trabalho foi identificar o conteúdo de fração presente numa coleção de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental a partir dos significados apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998), a saber: parte-todo, razão, quociente e operador e tendo como Referencial Teórico a Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1993, 2009). Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, utilizamos como subsídio para isso a realização de uma pesquisa sobre os estudos antecedentes com relação à abordagem dos significados em livros didáticos de Matemática e sobre a importância de tal recurso – o livro didático – no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, pudemos fazer a exposição dos significados apresentados pelos PCN e, por fim, a análise dos livros em comparação com o disposto nos PCN. Pudemos, com a análise, observar que a coleção não aborda todos os significados ao longo do texto do capítulo, mas que, ao observamos os exercícios, foi possível notar que eles eram apresentados na coleção, mas não era feito uma ressalva sobre ser um significado diferente dos já apresentados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41164
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BEZERRA, José Geraldo de Lima.pdf1,57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons